terça-feira, 23 de março de 2010

Jogos infantis

Os jogos infantis ou lúdicos são uma excelente ferramenta para observação do comportamento cognitivo das crianças. Abaixo disponibilizamos alguns desses jogos.

Caso tenha algum jogo para nos enviar, após uma avaliação ele será acrescentado aos demais. Não nos responsabilizamos por danos que possam vir a ocorrer por conta dos downloads deste programas. Caso algum jogo não funcione on-line, clique com o botão direito do mouse em "Salvar Destino Como..." e salve no seu computador.

Aproveitem e boa brincadeira.

Torre de Hanoi


Eis um jogo de grande apelo educativo. A proposta do jogo é transferir uma Pilha de discos de um lugar para outro, no menor número de movimentos possíveis.
É um exercício de lógica, senso de organização, planejamento e paciência.



Jogo da Velha


Tradicional jogo da velha, onde a pessoa joga contra o computador. Marca um ponto quem conseguir marcar primeiro três casas seguidas.
É um jogo muito interessante principalmente para os mais jovens, pois ajuda a trabalhar o raciocínio de planejamento futuro, lógica, etc.





Jogo da Memória
É o tradicional joguinho da memória contra o computador. Você tem que descobrir onde estão os pares antes do tempo terminar.
Trabalha a Atenção, a Capacidade de Associação Visual e Coordenação motora. Pode ser usado por qualquer faixa etária, mesmo por crianças bem pequenas.

Como sugestão de uso, pode o educador sugerir que os jogadores, a cada partida, tentem reduzir a quantidade de tentativas da anterior. Pode ser jogado por grupos de dois ou três. Nesse caso, apenas um ficará no comando do mouse, enquanto que os demais podem ajudar no processo de memorização, apontando onde estão os pares.


Missionário e o Canibal
Neste jogo o objetivo é atravessar seis personagens - três missionários e três canibais ferozes - para a outra margem do rio.
A canoa não anda sozinha e obrigatoriamente precisa ter algum personagem dentro dela para realizar a travessia. NUNCA os canibais ferozes poderão ficar em número superior aos do missionários porque eles o devorarão.

Este jogo trabalha a atenção, raciocínio lógico e espacial, percepção, inteligência e capacidade de associação visual.

Pode ser jogado em grupos onde estimulara a participação coletiva e a discussão do grupo.


Genius
Jogo onde o computador realiza uma série diferente de movimentos a cada jogada e o jogador precisa repeti-la.
A cada jogada acrescenta um movimento aos já efetuados aumentando a dificuldade. Joga-se com o mouse.

Neste jogo se trabalha a memória, coordenação motora, raciocínio e lógica.

Indicado para todas as idades. Se jogado em grupo, pode-se avaliar a participação coletiva e a discussão.


Jogo das Caixas - Sokoban
Jogo de raciocínio lógico dividido em múltiplos níveis de dificuldade. Ideal para crianças maiores de 8 anos. O objetivo é simples: Organizar as caixas que estão fora dos seus lugares dentro de um armazém.

Serve para trabalhar a coordenação motora, Senso de lógica, Senso direcional, Senso de organização etc.
O jogo vai exigir do usuário muita paciência e capacidade para resolver problemas simples ou complexos. Não é indicado para crianças pequenas, pois podem se impacientar com o fato de repetirem muito certos movimentos, além de exigir um raciocínio, digamos, mais maduro.

Não há contagem de tempo o que o torna ideal como ferramenta didática.

Como sugestão de uso, pode o educador estudar uma média de movimentos à cada estágio e com isso, criar um gabarito para si mesmo. Não deve dizer em quantos movimentos se consegue, mas servirá para avaliar aqueles que pensam antes de agir e os demais que agem por tentativa e erro. É interessante, a depender da quantidade de movimentos, que o jogador seja estimulado a reduzir este número.

Como Jogar: Com Teclado ou Mouse. As Setas do Teclado movimentam o personagem. Empurre as caixas para os locais marcados com bolinhas amarelas.

Dominó
Jogo de raciocínio lógico. Ideal para crianças maiores de 6 anos. O objetivo é simples: Selecionar todos os pares do dominó que estão no tabuleiro, sem deixar nenhuma peça de fora. O problema é que eles foram divididos ao meio. A cada par selecionado, no painel à esquerda, o conjunto escolhido será marcado.

Serve para trabalhar o Senso de lógica, Senso matemático, Senso de organização etc.
O jogo vai exigir do usuário muita atenção e capacidade para combinar elementos. Para crianças menores de 6 anos não é indicado. Requer um pensamento lógico parcialmente formado e uma capacidade de concentração que elas ainda não desenvolveram.

Não há contagem de tempo o que o torna adequado como ferramenta didática.

Como sugestão de uso, pode o educador trabalhar em equipes de 2 ou mais jogadores por vez, todos pensando juntos.

Como Jogar: Apenas com o Mouse. Tecle sobre as partes dos pares que deseja selecionar e no painel ao lado o respectivo par será marcado. Pode-se jogar com dominós, números e bolinhas coloridas. Tente clicar sobre as demais opções do Menu para conhecer a função de cada uma delas.

Dots (Pontinhos)
Jogo de raciocínio lógico, matemático e muita estratégia. Ideal para crianças maiores de 6 anos. O objetivo é simples. O jogador tentará "tomar" uma casa, identificada por um quadrado com um valor dentro, ligando dois pontos de cada vez. Após três pontos ligados, quem ligar o quarto ganha a casa e os pontos. Quem conseguir mais pontos no final vence a partida.

Muito bom para trabalhar o Senso de lógica e matemático, etc. O jogo vai exigir do usuário muito raciocínio estratégico. Não há contagem de tempo o que o torna indicado como ferramenta didática.

Como sugestão de uso, pode o educador estimular cada um a traçar sua própria estratégia, e testar outras possibilidades, como por exemplo, as idéias de outros alunos. Pode ser jogado em grupo.

Como Jogar: Apenas com o uso do Mouse. O usuário "clica" sobre o espaço de dois pontos que deseja marcar e uma linha será traçada. Em cada estágio, a quantidade de pontos mínimo exigido será exibido junto da legenda: "GOAL". A cada estágio essa quantidade de pontos será maior.
NOTA: Se o jogo não abrir, salve-o no seu computador e jogue a vontade.


Garrafas
O Jogo é um teste de Raciocínio Lógico e Matemático para todas as idades. Objetivo e Jogo são bastante simples: Postas 3 garrafas com diferentes volumes, o jogador terá como missão, colocar nas duas primeiras 4 litros do líquido em cada uma.

Serve para trabalhar o Senso de lógica, Senso matemático, Capacidade de combinação etc.
O jogo vai exigir do usuário muita atenção e capacidade para combinar elementos. Está indicado para todas as faixas etárias.

Não há contagem de tempo o que o torna adequado como ferramenta didática.

Como sugestão de uso, pode o educador trabalhar em equipes de 2 ou mais jogadores por vez, todos pensando juntos. Pode-se trabalhar com a proposta de reduzir o número de jogadas para a conclusão da tarefa.

Como Jogar: Apenas com o Mouse. O jogador "clica" sobre uma das garrafas, a de Origem, e o "Cursor do Mouse" se transforma em um "Conta Gotas" que deve ser arrastado para a garrafa destino. Faça quantas combinações quiser, não há restrição quanto ao número de jogadas. As instruções do Jogo estão em Português.

Guarda-Roupa da Mônica
Programa que simula o trocar de roupa de uma boneca. O personagem que deverá receber as roupas e adereços é a própria Mônica. É indicado para todas as idades, especialmente crianças que ainda estão aprendendo a usar o mouse.

Trabalha especialmente a Coordenação Motora. O usuário pode selecionar dentre três diferentes padrões de indumentárias, ou Guarda-roupas. Esportes, Verão e Inverno.

Como sugestão de uso, pode o educador solicitar que os alunos vistam o personagem de acordo com um evento que ele dará através de uma pista simples. Por exemplo: "Que tipo de roupa vestiria para me proteger do frio ?", etc.

Como Jogar: Apenas com o Mouse. "Clique" sobre o objeto desejado e depois arraste a figura selecionada para cima do personagem, no ponto onde deseja posicioná-la. Para descartar um objeto ou roupa, clique sobre o mesmo e arraste para o pequeno baú.
NOTA: esse programa precisa ser instalado no computador para funcionar. Não há a opção de imprimir o personagem produzido.


Memória da Turma da Mônica
Jogo de memória bastante simples com os personagens da Turma da Mônica. O Objetivo é simples, formar pares de figuras iguais.

Trabalha a Atenção, a Capacidade de Associação Visual e Coordenação motora. Pode ser usado por qualquer faixa etária, mesmo por crianças bem pequenas.

Como sugestão de uso, pode o educador sugerir que os jogadores, a cada partida, tentem reduzir a quantidade de tentativas da anterior. Pode ser jogado por grupos de dois ou três. Nesse caso, apenas um ficará no comando do mouse, enquanto que os demais podem ajudar no processo de memorização, apontando onde estão os pares.

Como Jogar: Apenas com o Mouse. "Clique" sobre dois quadrinhos e tente memorizar a posição das figuras ocultas para então formar os pares. O Número de tentativas, ou a cada par "clicado", é exibido no alto da tela. As instruções estão em português.

Resta Um
Jogo de Raciocínio Lógico. O objetivo é eliminar todas as peças do tabuleiro fazendo movimentos como num jogo de Damas. É mais indicado para crianças de 8 anos e acima, mas deve o educador ficar atento, uma vez que algumas crianças menores, a depender da idade intelectual, podem estar aptas a jogar.

Serve para trabalhar a coordenação motora, lógica, raciocínio matemático, atenção, dentre outros.

À medida que o nível de dificuldade aumenta, o número de peças será maior. Há um cronômetro decrescente que limita o jogador. A distribuição das peças é quase sempre diferente, mesmo em se tratando da mesma fase.

Como sugestão de uso, poderá o instrutor incentivar o jogo coletivo, isto é, dois jogadores de cada vez, mas apenas um, a cada etapa, acionando o mouse.

Como Jogar: Use apenas o Mouse. Para iniciar aperte o botão "START". A qualquer momento o jogador pode voltar uma ou várias jogadas atrás apertando o botão: "UNDO". Para mover as peças clique sobre ela e o ponto de destino.
NOTA: Se o jogo não abrir, salve-o no seu computador e jogue a vontade.


Senha
Jogo de raciocínio lógico. Ideal para crianças maiores de 6 anos. O objetivo é simples: Adivinhar a ordem dos 4 pinos coloridos, dentre as 6 disponíveis, que foi escolhida aleatoriamente pelo computador.

Serve para trabalhar o Senso de lógica, Senso matemático, Senso de organização etc.
O jogo vai exigir do usuário muita atenção e capacidade para combinar elementos. Para crianças menores de 6 anos não é indicado. Requer um pensamento lógico parcialmente formado e uma capacidade de concentração que elas ainda não desenvolveram.

Como sugestão de uso, pode o educador trabalhar em equipes de 2 ou mais jogadores por vez, todos pensando juntos.

Como Jogar: Apenas com o Mouse. Tecle sobre o círculo cinza vazio onde deseja posicionar a cor e em seguida sobre a cor desejada. No próprio Jogo há um pequeno manual em português com todas as instruções de uso.
NOTA: Se o jogo não abrir, salve-o no seu computador e jogue a vontade.


Sombras Turma da Mônica
Jogo onde o usuário deve unir um objeto com a respectiva sombra, ou silhueta. O único inconveniente é o tempo restrito para realizar a tarefa, o que torna o programa inviável para crianças menores, ou como uma ferramenta didática de valor. Apenas no modo Fácil dá para conseguir algum benefício didático, ainda que restrito.

Trabalha a Atenção, a Capacidade de Associação Visual e Coordenação motora.

Como sugestão de uso, pode o educador sugerir que os jogadores ignorem o tempo e respondam o que for possível a cada etapa.

Como Jogar: Apenas com o Mouse. "Clique" sobre o objeto ou figura desejada e depois a arraste para cima da sua respectiva sombra, sempre de olho no tempo que é bem limitado.

NOTA: esse programa precisa ser instalado no computador para funcionar. Não há a opção de imprimir o personagem produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Método e Controle

COMPROMETIMENTO, MÉTODO E CONTROLE: A LIÇÃO DE BENJAMIN FRANKLIN GESTÃO DO TEMPO Benjamin Franklin, inventor, estadista, escritor, editor...