domingo, 12 de setembro de 2010

Brincar, experimentar, conhecer ...

BRINCAR, EXPERIMENTAR, CONHECER...

...SONHAR, SORRIR E APRENDER



Marli Borsatti dos Santos e Mirley Martins Garcia Antonini

E-mail: marli_borsatti@yahoo.com.br



A escola inclusiva é aquela que se fundamenta no reconhecimento das diferenças humanas e na aprendizagem centrada nas potencialidades dos alunos, nesse sentido, todos devem aprender juntos, sempre que possível, independente de qualquer dificuldade ou diferença que possam ter.

A Secretaria Municipal de Educação do Município de Chapecó está realizando muitas ações para que a escola possa atender as especificidades de todos os alunos, buscando uma educação de qualidade e construindo um sistema educacional inclusivo.

A partir de projetos realizados juntamente com MEC/SEESP a Secretaria de Educação iniciou em nosso município a proposta de Atendimento Educacional Especializado - AEE, e no ano de 2006 implantou a primeira Sala de Recursos Multifuncionais - SRM. Atualmente temos seis SRM onde o atendimento é realizado por professores com formação específica na área, e temos previsão de receber mais catorze salas neste ano, todas com equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades dos alunos.

O decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, dispõe em seu Parágrafo 1º : “Considera-se atendimento educacional especializado o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.”

De acordo com a resolução CNE/CEB Nº 4 de 02 de outubro de 2009, considera-se público-alvo do AEE: alunos com deficiência física, intelectual, mental ou sensorial, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Também, conforme a mesma resolução, “o AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns...”

A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos e equipamentos específicos para o Atendimento Educacional Especializado e tem como objetivo desenvolver estratégias de aprendizagens centradas em um novo fazer pedagógico.

Sendo assim, a Sala de Recursos da Escola Básica Municipal Padre José Anchieta, localizada no município de Chapecó, onde hoje atuamos como professoras, desenvolve uma prática pedagógica baseada no principio de que é indispensável trabalhar os conceitos básicos que estruturam a organização do pensamento, respeitando-se as especificidades e valorizando o potencial humano de cada aluno, para que se construa o conhecimento de forma significativa.

No planejamento e organização dos atendimentos na SRM, tomou-se como referência as diferentes áreas do conhecimento e os aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e emocional. A partir disso, elaborou-se planos de Atendimento Educacional Especializado, de acordo com a idade e nível de conhecimento de cada aluno, elencando diferentes atividades a serem trabalhadas nas diversas áreas:

· Psicomotricidade: equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, ritmo, orientação espacial, orientação temporal, coordenação motora ampla e fina;

· Estruturas de raciocínio: seriação, classificação, conservação, sequência lógica, atenção e concentração;

· Expressão corporal e oralidade;

· Linguagem escrita e leitura;

· Raciocínio lógico matemático: construção de número, cálculo mental, compreensão dos conceitos que envolvem as quatro operações;

Para efetivar na prática os objetivos propostos nos planos de AEE elaborou-se projetos de trabalho a partir de histórias como: “O Segredo de Jacarelo” de Francis Rodrigues Pinto, “Menina Bonita do Laço de Fita”, “Camilão, o comilão” de Ana Maria Machado, “O Fantasma Amarelo” de Dinara Tessari, “Uma amiga diferente” de Márcia Honora, entre outras. A literatura infantil é importante sob vários aspectos biopsicossociais, pois proporciona aos educandos meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. A partir da linguagem lúdica da história planejaram-se diferentes atividades como: contação da história usando diferentes imagens visuais, bem como português e/ou Libras, desenho, pintura, recorte, modelagem, músicas, brincadeiras, jogos, pesquisa, produção oral e escrita, etc.

Todo esse trabalho foi pautado em objetivos previamente definidos que enfocaram itens como: gosto pela leitura, flexibilização de raciocínio na produção oral e escrita, clareza e sequência lógica de pensamento, conceitos de raciocínio lógico de pensamento, discriminação visual, entre outros. No desenvolvimento deste trabalho, aconteceu o envolvimento da comunidade escolar, bem como socialização com a família na mostra pedagógica realizada no espaço da escola.

Observando-se o entusiasmo e a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas na SRM, destacam-se aspectos importantes a serem observados na prática diária de educadores. Acredita-se que ao invés de adaptar e individualizar/diferenciar o ensino para alguns, a escola comum precisa recriar suas práticas, mudar suas concepções, rever seu papel, sempre reconhecendo e valorizando as diferenças. Estas práticas escolares que permitem ao aluno aprender e ter reconhecidos e valorizados os conhecimentos que é capaz de produzir, segundo suas possibilidades, são próprias de um ensino diversificado que busca atender os diferentes níveis de compreensão e promover o acesso de conhecimento por todos os alunos.

Através desta proposta de Atendimento Educacional Especializado realizada na Sala de Recursos da EBM Padre José Anchieta busca-se a autonomia do educando, garantindo-lhe a participação no processo escolar e na vida social em geral.

Bibliografia:

VIGOTSKY, L.S. A imaginação e a arte na infância. Madrid, Espanha: Akal, 1982.

AMARILHA, Marly. Estão Mortas as fadas? Petrópolis, RJ:Vozes, 1997.

FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga. Aspectos legais e orientação pedagógica/ Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, Luisa Marillac P. Pantoja, Maria Tereza Eglér Mantoam- São Paulo: MEC/SEESP. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Método e Controle

COMPROMETIMENTO, MÉTODO E CONTROLE: A LIÇÃO DE BENJAMIN FRANKLIN GESTÃO DO TEMPO Benjamin Franklin, inventor, estadista, escritor, editor...