quinta-feira, 18 de junho de 2015

Psicopedagogo e professor: parceria necessária.

psicopedagogo-e-professor-1024x826

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento que se dedica ao estudo do processo de aprendizagem humana , considerada como vital para a preservação da espécie. É também uma área de atuação, que pode ser exercida no ambiente institucional ou clínico.

O psicopedagogo é um profissional especialista em aprendizagem, que atua potencializando-a ou auxiliando na correção das dificuldades que podem acontecer no processo. Quando está numa instituição escolar, por exemplo, seu trabalho é preventivo, voltado para a assistência aos professores e às famílias. Quando está num consultório, seu trabalho é voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos e focado na terapia da aprendizagem.

alunos 2As pessoas podem apresentar dificuldades de aprendizagem em decorrência de fatores orgânicos, sociais ou emocionais. Na fase escolar os professores as acompanham e são responsáveis pelos métodos e técnicas de ensino adequados às suas necessidades . Por isso, é necessário que a escola conte com o apoio de profissionais especializados para ajudar os professores a compreenderem tais questões, a fim de que o sucesso seja alcançado por todos.

Psicopedagogos e professores devem estar em sintonia se desejam auxiliar as pessoas a superarem os problemas relacionados com a aprendizagem escolar.

Quando atuam na mesma instituição…

Dialogando a respeito dos métodos e das técnicas mais eficientes para os alunos, de forma a contemplar os diversos estilos de aprendizagem;
Analisando as abordagens avaliativas mais adequadas ao perfil dos alunos da turma;
Levantando necessidades de educação continuada dos docentes, para viabilizá-las junto à gestão escolar.
Quando o psicopedagogo atende na clínica …

O professor pode consultá-lo a respeito das melhores estratégias para usar na classe com o aluno atendido pelo psicopedagogo;
O psicopedagogo deve ouvir o professor para obter informações a respeito da conduta do aluno na classe e orientar ou reorientar a intervenção que realiza.
Quando a parceria entre estes profissionais acontece de fato, todos saem lucrando!

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 34 anos, com formação em mestrado pela UFF. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.
- See more at: http://www.edupp.com.br/2015/05/o-psicopedagogo-e-os-professores-parceria-necessaria/#sthash.iALSC2aw.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A difícil arte de amar

"A Difícil Arte de Amar" A Limitação do Conhecimento entre o Homem e a Mulher Uma Interpretação da Psicologia Simbólica Jungui...